sábado, 27 de novembro de 2010

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer muito a todos que assistiram a minha apresentação na escola. Em especial meus pais, a coordenadora do Instituto Ayrton Senna, a Claudia, Divina, Antônio, a Prof.ª Deborah e a Amanda e a Luana que estavam do meu lado me ajudando.
Desculpem qualquer coisa, é que eu estava muito nervosa. Podem acessar o meu blog sempre que puderem e não esqueçam de comentar.
Parabéns aos organizadores da ''Feira Cultural'', estava linda.

Muito obrigada!!!!
Bjos.
Ariane dos Santos

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Minha Escola

Vejam a minha escola, onde começamos a construir o blog. Todos pesquisando, pensando em qual seria o seu tema, com muita responsabilidade conseguimos chegar até onde chegamos...Darcy Ribeiro ♥


E o projeto ''Escola Conectada'' que me deu essa grande oportunidade.

História da Dança



Dança também é música.
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a

A Dança

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[1] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a

Rock


Rock and Roll (também escrito Rock n'''' Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock". Atualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até atualmente,o rock é o estilo musical mais popular do mundo. Os instrumentos mais comuns no Rock''''n''''roll são a bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

fonte: http://pt.shvoong.com/books/1766480-hist%C3%B3ria-rock/

Pagode


Nos países orientais: China, Japão, Coréia e Nepal; a palavra pagode designa local religioso, situado dentro ou próximo de templos, na maioria budista. No Vietnã, designa local de trabalho, portanto, no Vietnã, ir ao pagode é trabalhar.

Segundo o Dictionnaire Historique de La Langue Française, a palavra surgiu pela primeira vez no idioma francês em 1545, significando “templo de uma religião oriental”. No dicionário atual da língua portuguesa, a palavra pagode significa “reunião informal”, já referida às festas organizadas nas senzalas pelos escravos.
Na definição acadêmica do folclorista Câmara Cascudo, é uma festa regada com comida e bebida, e de reunião íntima. No Brasil, a palavra designa muito mais um estilo musical ligado às raízes do samba.
Grupos mais tradicionais como “Fundo de Quintal” e “Originais do Samba” já manifestavam essa vertente musical. Na década de 90, o Brasil viveu sob a febre do pagode romântico e universitário.
O pagode romântico ficou marcado no mercado fonográfico por grupos como “Só pra contrariar”, “Raça Negra”, “Exaltasamba”, “Soweto”, “Karametade”, “Molejo”, entre outros. O pagode universitário, mais pop, surge em grupos formados por jovens universitários de classe média, assim como o grupo Inimigos da HP.

fonte: http://www.infoescola.com/musica/historia-do-pagode/

Sertanejo



No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação.
O adjetivo "sertanejo", originalmente, refere-se à cultura nordestina, do interior, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da caatinga. Difere-se da cultura caipira, originária na área que abrange o interior de São Paulo e os Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ali se desenvolveu uma cultura do colono que encontrou abundância de águas, terra produtiva e um clima mais ameno, típico do cerrado.
É conhecida como "Caipira" ou "sertaneja" a execução composta e executada das zonas rurais, do campo, a antiga Moda de viola. Os caipiras, ou sertanejos, às vezes duplas ou solo, utilizavam instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como viola, acordeão e gaita. Cornélio Pires é o primeiro grande promotor desta música, foi ele o primeiro a conseguir, em 1928, que este estilo entrasse para a discografia brasileira, sendo considerado o precursor dos sertanejos da chamada cultura de massa. Ele gravou vários discos e popularizou a música caipira no Brasil.
Hoje em dia o Sertanejo é ouvido por milhares de pessoas no Brasil inteiro.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MPB



A música popular brasileira (mais conhecida como MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da de década 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae.
Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular_brasileira

Carnaval também é música?

Sim Carnaval é musica.
Carnaval é uma festa anual, celebrada de forma diferente em vários países do mundo. Ao tentar compreender o seu significado podemos aprender muito sobre nós próprios e sobre os outros. O Carnaval, ao contrário do que possamos pensar, é muito mais do que uma altura do ano em que reinam as palhaçadas e brincadeiras. O Carnaval constitui uma forma de expressão em constante evolução, que nos liga ao nosso passado e mostra muito sobre a forma como cada cultura interage com o ambiente que a rodeia. O poder e a criatividade que assumem os Carnavais do Brasil e das Caraíbas exemplificam o modo como esta forma de arte pode ser determinante na vida dos povos, pela celebração daquilo que nos torna diferentes dos outros.
 Carnaval também é música, não existe carnaval sem musica, a dança é musica...A Música está em todos os lados.


O Que é uma Orquestra?

A origem da palavra é grega: “orkestra” significava “lugar destinado à dança”. No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros e “orquestra” era o espaço situado logo à frente da área principal do palco, ocupado pelo coro e pelas danças. Ficavam ali também os instrumentistas.


Séculos depois, mais precisamente no século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas. Como eram imitações dos dramas gregos, o espaço entre o palco e o público, onde ficavam os instrumentistas, também era chamado de orquestra. Daí o sentido da palavra evoluiu ao que hoje conhecemos, designando o conjunto de instrumentos musicais reunidos com o intuito de executar uma obra musical.
As primeiras orquestras eram formadas por um pequeno número de músicos. Foi no século XVII que o compositor Cláudio Monteverdi aumentou para 36 o número de instrumentistas dos grupos sonoros familiares. No século XVIII, com o francês Rameau esse número passou para 47. A partir de Beethoven, no século XIX, a orquestra passou a integrar cerca de 60 músicos. Mas foi Berlioz que a distribuiu como conhecemos hoje, variando de 80 a 100 músicos (Orquestra Sinfônica – abreviação “OS”). O que vai determinar esse número é a combinação orquestral pensada pelo compositor da obra para expressar suas idéias musicais.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Existem também as pequenas orquestras, como a de câmara (abreviação “OC”) – formada apenas por instrumentos de corda, e a barroca – formada por instrumentos de época. Geralmente, ambas são regidas pelo spalla (primeiro violino da orquestra, que pode substituir o maestro).
A disposição dos músicos numa orquestra segue uma seqüência padronizada: os músicos são dispostos em semicírculo, sendo que as cordas vêm na frente: harpa, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, seguidos de sopros de madeira: flauta, flautim, clarinete, oboé, fagote, corno inglês, clarone, saxofone e contrafagote, os sopros de metal vêm no centro: trompete, trompa, trombone e tuba, e a percussão atrás: tímpano, caixa, prato, pandeiro, triângulo, bumbo, vibrafone, carrilhão, castanhola, dentre outros, a critério do compositor. Partindo para a categoria dos teclados, o órgão é considerado um instrumento independente da orquestra; o cravo é usado apenas nas orquestras barrocas e o piano, apenas como instrumento solo, assim como o violão.
Havia uma distinção entre Orquestra Filarmônica e Orquestra Sinfônica, esta se referindo à orquestra de profissionais e àquela designava orquestra de amadores. Contudo, essa diferenciação desapareceu no século XX: os dois termos são usados para designar orquestras de músicos profissionais. A diferença é que as Orquestras Filarmônicas são financiadas por empresas ou grupos de pessoas, sem fins lucrativos e as Orquestras Sinfônicas são financiadas pelo Estado.
Antes de iniciar uma apresentação, a orquestra afina os instrumentos na nota “lá” do oboé ou no “lá” do violino do spalla (que tem um ouvido absoluto), compreendendo uma nota de 440 vibrações por segundo, altura padrão aprovada numa Conferência Internacional em 1939.
As Orquestras mais famosas do mundo são a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Nova York e a Filarmônica de Jerusalém. No Brasil, as principais são: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Pró-Música, no Rio de Janeiro e Orquestra do Teatro Nacional, em Brasília.

fonte: http://www.infoescola.com/musica/orquestra/

A Idéia



A idéia de fazer um blog com o tema música veio apartir do projeto ''Escola Conectada'' do Instituto Ayrton Senna. Escolhi o tema música porque gosto muito de musica e quero me aprofundar no assunto.
O projeto tem como proposta que os alunos criem um blog com um tema que lhe interesse, e escolher uma pergunta com o tema escolhido a minha pergunta é ''O que é música?''.
Começamos a pesquisar apartir do mês de agosto. Estou adorando. Agradeço ao Antonio (vice-diretor da escola) e a Professora Deborah, que me ajudaram muito a chegar até aqui.
Espero que gostem do meu blog!!!
Me visitem sempre!!!

musicanota10.blogspot.com
Ariane dos Santos Silva, 12 anos
Escola Conectada
Darcy Ribeiro

Poema: A Música



A música p'ra mim tem seduções de oceano!
Quantas vezes procuro navegar,
Sobre um dorso brumoso, a vela a todo o pano,
Minha pálida estrela a demandar!

O peito saliente, os pulmões distendidos
Como o rijo velame d'um navio,
Intento desvendar os reinos escondidos
Sob o manto da noite escuro e frio;

Sinto vibrar em mim todas as comoções
D'um navio que sulca o vasto mar;
Chuvas temporais, ciclones, convulsões

Conseguem a minh'alma acalentar.
— Mas quando reina a paz, quando a bonança impera,
Que desespero horrivel me exaspera!



Charles Baudelaire, in "As Flores do Mal"
Tradução de Delfim Guimarães
Obtido em
Wikisource


fonte: http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200809080623

Jazz


O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.


A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, porém foram de pouco agrado aos ouvidos populares.


Posteriormente surgiu um jazz mais intelectual e de grande aceitação: o cool jazz. Na década de 60 surgiu o free jazz, com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.


Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.

fonte: http://www.brasilescola.com/artes/jazz.htm

Bossa Nova



Durante a década de 50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda Guerra Mundial. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”, um grupo de jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começou a buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo operístico que dominava a música brasileira. Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia influenciar o mundo com sua cultura, por isso, o novo movimento visava a internacionalização da música brasileira.


Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A dupla compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma das mais importantes canções da história da música brasileira. Para se ter uma ideia, a mesma foi considerada em 2005, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.


A Bossa Nova foi consagrada internacionalmente no ano de 1962, em um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual participaram Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros artistas.


A Bossa Nova tem como características principais o desenvolvimento do canto-falado, ao invés da valorização da “grande voz”, e a marcante influência do jazz norte-americano. Esta influência, inclusive, foi criticada posteriormente por alguns artistas. Em meados da década de 1960, um grupo formado por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime procurou reaproximar a Bossa Nova ao samba, ao baião e ao xote nordestino.


Com as mudanças políticas causadas pelo Golpe Militar de 1964, as canções começaram a trazer temas sociais. Desta forma, a música se transformou em um claro instrumento de contestação política da classe média carioca, um símbolo de resistência à repressão instaurada pela ditadura. Era o início da MPB, a moderna música popular brasileira. De fato, o movimento que originou a Bossa Nova se findou em 1966, entretanto, seu fim cronológico não significou a extinção estética do estilo musical, o qual serviu de referência para inúmeras gerações de artistas.

fonte:  http://www.brasilescola.com/artes/musica.htm
  

Definição da Música

 

   
A música tem acompanhado o homem desde a pré-história, tornando-se um elemento característico do ser humano. É impossível pensar no mundo atual sem a música. Além das bandas musicais que enlouquecem milhões de fãs em todo o mundo, ela ainda está presente nos toques de celulares, comerciais de TV, nos sons que saem do computador, entre inúmeros outros exemplos.


Falando de forma clara, música é a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Como já foi dito, a música tem várias funções. A função artística é considerada por muitos sua principal função, porém existem outras, como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia) e religiosa.


Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso?


Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a sequência de sons que você vai cantar ou tocar. Para uma melhor compreensão, vamos pegar um exemplo, o hino nacional brasileiro. A melodia é a forma que você canta, cada música tem uma melodia diferente. Você não canta o hino nacional da mesma forma que canta a música “Garota de Ipanema”. Isso é melodia.


Ritmo é o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. Você já percebeu que na parte “(...) margens plácidas”, o “plá” demora mais que o “cidas”? Isso é o ritmo da música.


Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de forma agradável, harmoniosa, melhor será a música.


Os sons que habitualmente utilizamos nas músicas são chamados de notas musicais, cada um deles é representado por uma letra:
Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B).
Ainda há outros símbolos de alteração das notas: o sustenido (#) e o bemol (b).


Cada uma dessas notas possui uma altura diferente, sendo graves (frequência menor, mais "grossa", como a voz masculina) ou agudas (frequência maior, mais "fina", como a voz feminina). A organização destas alturas é chamada de escala musical.


A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais. Entre alguns exemplos, podemos citar rock, pop, rap, funk, tecno, samba, country, jazz e blues. Contudo, os estilos são tão variados que novas combinações surgem a todo tempo. Da derivação do rock, por exemplo, surgiram diversas derivações, como o poprock, punkrock, emocore, heavy metal, hard rock, rock alternativo, indie-rock, entre outras.

  

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Suporte da Musica

O suporte da música pode ser a relação
entre um homem e uma mulher, a pauta
dos seus gestos tocando-se, ou dos seus
olhares encontrando-se, ou das suas

vogais adivinhando-se abertas e recíprocas,
ou dos seus obscuros sinais de entendimento,
crescendo como trepadeiras entre eles.
o suporte da música pode ser uma apetência

dos seus ouvidos e do olfacto, de tudo o que se
ramifica entre os timbres, os perfumes,
mas é também um ritmo interior, uma parcela
do cosmos, e eles sabem-no, perpassando

por uns frágeis momentos, concentrado
num ponto minúsculo, intensamente luminoso,
que a música, desvendando-se, desdobra,
entre conhecimento e cúmplice harmonia.

Vasco Graça Moura, in "Antologia dos Sessenta Anos"


fonte: www.citador.pt/poemas.php%3Fpoemas%3D

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Música sem Palavras

Instrumento Musical

Um instrumento musical é um objecto, ou objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.
A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objecto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de várias evidências como artefactos e trabalhos culturais.
Instrumentista é aquele músico que toca algum instrumento. Observação: Pode soar estranho mas, na verdade, nem todo músico é um instrumentista (também chamado de concertista, na música erudita). Alguns músicos seguem uma carreira sem tocar instrumento algum, como a de: Bibliotecário; Terapia Musical; Engenheiro de Som; Produtor Musical; Historiador; Educação Musical; Direito Musical; Jornalismo em Música; Impresário Musical; Disc ou Video Jockey; Diretor de Programação; Designer de Software ou Hardware de Música; Musicologia; Musicografia; até mesmo o Compositor pode saber tudo sobre os instrumentos, mas não tocar nada; Estes não são intérpretes, mas os maiores estudiosos acadêmicos do campo de Música, noutras especializações.
                 

Componentes Básicos da Música

MELODIA: É a sucessão de diversos sons com alturas diversas dando a idéia do discurso musical, ou seja, o que nos faz reconhecer a música.
RITMO:  É a variação do tempo de cada som indicada pelas figuras ritmicas e pelo compasso.
DINÂMICA: A dinâmica refere-se à intensidade da música, ou seja, o seu volume.
TIMBRE: Vem escrito logo no início da partitura, ou seja, para qual instrumento ou voz que a música foi escrica.
ANDAMENTO: É a velocidade do pulso ou do ritmo aplicado à uma determinada música ou trecho musical.
HARMONIA: É o conjunto de sons tocados simultâneamente ao longo do discurso musical. Basicamente, um conjunto de sons é chamado de 'acorde' e a sucessão e combinação desses acordes, harmonia. O estudo da harmonia é um dos mais fascinantes.
É isso.
                

Tipos de Músicas

Se você é adolescente e gosta de música já parou para pensar nos inúmeros estilos musicais diferentes que existem? Não? Pois saiba que são muitos e para os mais variados gostos. Imagine a nossa vida sem música, seria muito chata não é mesmo? A música teve origem ainda na pré-história, historiadores encontraram nas cavernas muitas pinturas rupestres que davam uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos.
É surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os atuais tambores e xilofone.
Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país, bem como também são direccionados para diversas faixas etárias e diferentes grupos de individuos. Para que você possa aprender um pouco mais sobre música veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtém maior sucesso em todo o mundo:
- Música Pop – Género musical apreciado por crianças, jovens, adolescentes e também adultos. Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes ritmos ‘acelerados’, um som bom de se ouvir e bom para dançar. Shakira, Back Stree Boys, Britney Spears são exemplos de artistas POP.
- Fado – Ritmo tipicamente portugues, geralmente cantado por uma pessoa que é acompanhada por músicos que tocam instrumentos como a guitarra portuguesa e outros. Mariza, Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.
- Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um género de música americana que nasceu com o objectivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos favorecidas e seus conflitos pessoais. Grandes nomes do Hip Hop Boss Ac e Da Weasel.
- Rock and Roll – Surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, tem como forte caracteristica ritmo acelerado favorecendo a dança. Tem como precursores Elvis Presley e Os Beatles, certamente um género de música que seus pais devem gostar muito.
- Música Popular Brasileira – Grandes nomes deste género musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Tem como forte caracteristicas falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar história em forma de música.
- Samba - Ritmo tipico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu ‘berço’ a população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros.
- Jazz – Género elitista e apreciado por intelectuais, teve sua origem entre os afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete e é um ritmo muito bom de se ouvir em momentos de descontração. Grandes nomes Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.
- Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de casais apaixonados. Um dos grandes nomes do tango foi Carlos Gardel.
- Música Clássica – Um dos géneros mais apreciados por todo o mundo, surgiu por volta de 1500, pode ser tocada por muitos intrumentos como violino, cravo, piano, violoncelo, viola e outros. A música clássica pode ser sub-dividida em sinfonias, sonatas, operas, operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.
- Reggae – Ritmo tipicamente Jamaicano, teve sua origem também na cultura afro-americana. Tendo como seu ‘berço’ a cultura Jamaicana, Bob Marley foi um dos grandes nomes do Reggae.
- Country – Teve origem nos anos 40 nos Estados Unidos, suas músicas são melodiosas e contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, ou relatam histórias de vida no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.
- New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental; embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no género new age com grande sucesso dando suas vozes a grandes músicas.
- Electrónica – É sempre o mesmo ritmo, como o nome diz é electrónica podendo ser gerada por computadores e tendo como marca principal a ‘mesma batida repetitiva’. Faz muito sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.
- Axé Music – Um género de música que se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada no carnaval pelos ‘trios-electricos’ tendo como nomes de relevancia Luis Caldas, Ivete Sangalo e outros.
- Ópera – Género de música apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado com música por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (baritonos, tenor, contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo-soprano).Geralmente cantada no idioma italiano. Grandes nomes Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.
     Qual o seu preferido?
                               

A História da Música

      
História da Música é estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.
Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica."
Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.